PROFESSORA :LUCIENE LÉCIA LUCCHETTI
Momento lúdico no Laboratório de Informática
Justificativa
Vivemos em uma época em que o desafio é formar efetivamente os alunos para cidadania responsável e para que sejam contínuos aprendizes, os alunos precisam ser preparados para utilizarem os sistemas de representação do pensamento que marcam a sociedade contemporânea, o que implica novas formas de aprendizagem (sonora, visual, etc.) O desafio é através do laboratório de informática, desenvolver conceitos de lateralidade e direção, e de promover habilidades diversas como percepções, atenção e a coordenação motora ou assimilação de algum conteúdo em que os alunos da 1ªfase do 1º ciclo apresentam dificuldades.
As brincadeiras e jogos infantis exercem um papel muito além da simples diversão, possibilitam aprendizagem de diversas habilidades e são meios que contribuem e enriquecem desenvolvimento intelectual da criança (Piaget, 1976).
A ludicidade é um momento muito prazeroso para a aprendizagem, e através deste projeto com a utilização do laboratório em sites educativos pretende-se desenvolver essas capacidades, para que a aprendizagem seja significativa.
Objetivo geral
Utilizar o laboratório como um suporte a mais na escola, para desenvolver conceitos de lateralidade e direção, e de promover habilidades diversas como percepções, raciocínio lógico, atenção, coordenação motora ou assimilação de algum conteúdo.
Metodologia
Por meio de uma ferramenta muito rica que temos na escola que é o laboratório de informática, toda quinta feira das 13: 00 as 14:00 horas, de acordo com o planejamento semanal os alunos terão um momento lúdico pois além do momento de lazer é uma forma alternativa de aprender e todos somos sabedores que apenas a sala de aula não lhes chama mais a atenção, para desenvolver a coordenação e fixação conteúdos em sites educativos e uso do writer, tux Paint, etc.
Avaliação
A avaliação será processual e continua, respeitando as limitações de cada educando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário