segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Plano de aula:A BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE

A BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE




Objetivos:

Conhecer a letra e música da canção: A BICICLETA (Autores: Toquinho e Mutinho)

Pesquisar a história da bicicleta;

Reconhecer a importância da bicicleta para a saúde;

Utilizar a bicicleta como um meio de transporte e lazer;

Identificar os sinais de trânsito;

Compreender que a bicicleta ajuda na preservação do meio ambiente diminuindo a poluição;

Duração das aulas 430 minutos

Conhecimento prévio trabalhados pelo professor com seus alunos

Professor para esta atividade você deverá ter uma Conversa informal com as crianças sobre bicicletas, fazendo perguntas, tais como:

Vocês possuem bicicletas?

Vocês gostam de bicicletas?

Quem vem para escola de bicicleta?

Vocês sabem quem inventou a bicicleta?

Vocês acham importante andar de bicicleta? Por quê?

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade - duração 60 minutos

Com o uso do Datashow os alunos irão ver o vídeo “A bicicleta” e em seguida com o uso da Internet pesquisarão a letra da mesma e copiarão em seu caderno.

O vídeo se encontra no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=sonnKhf-84g



A BICICLETA

• B-I-C-I-C-L-E-T-A

• Sou tua amiga bicicleta

• Sou eu que te levo pelos parques a correr,

• Te ajudo a crescer e em duas rodas deslizar

• Em cima de mim o mundo fica a sua mercê

• Você roda em cima e o mundo embaixo de você

• Corpo ao vento, pensamento solto pelo ar

• Pra isso acontecer basta você me pedalar



• B-I-C-I-C-L-E-T-A

• sou tua amiga bicicleta

• B-I-C-I-C-L-E-T-A

• sou tua amiga bicicleta



• Sou eu que te faço companhia por ai

• entre ruas, avenidas, na beira mar

• Eu vou com você comprar e te ajudo a curtir

• picolé, chicletes, figurinhas e gibi

• Rodo a roda e o tempo roda e é hora de voltar

• pra isso acontecer basta você me pedalar



• B-I-C-I-C-L-E-T-A

• sou tua amiga bicicleta

• B-I-C-I-C-L-E-T-A

• sou tua amiga bicicleta



• Faz bem pouco tempo entrei na moda pra valer

• os executivos me procuram sem parar

• Todo mundo vive preocupado em emagrecer

• até mesmo teus pais resolveram me adotar

• Muita gente ultimamente vem me pedalar

• mas de um jeito estranho que eu não saio do lugar



• B-I-C-I-C-L-E-T-A

• sou tua amiga bicicleta

• B-I-C-I-C-L-E-T-A

• Sou tua amiga bicicleta



2ª atividade duração 60 minutos



Iniciar a aula cantando a música “A bicicleta” após o término formar duplas para fazer uma pesquisa na Internet sobre a história da evolução da bicicleta.

3ª atividade duração 60 minutos

Após a pesquisa na Internet sobre a história da evolução da bicicleta, com o auxilio da técnica do laboratório os alunos irão imprimir as imagens e posteriormente será feita a montagem de um mural.



4ª atividade duração 30 minutos



Bingo de palavras da música



COMO FAZER:



- Confecção das cartelas (papelão, cartolina, papel sulfite) com a participação das crianças;





BICICLETA

EMAGRECER



CURTIR

GUIA



ÚTIL

COMPANHEIRA



- Cada criança poderá escolher (por exemplo: bicicleta, emagrecer, curtir, guia, útil, companheira, saúde, crescer, poderosa, transporte, tempo, amiga, exercício, liberdade, moda, imaginação, diversão, comprar) da letra da música seis palavras que irão compor sua cartela;

- Anotar e colocar numa caixa as palavras escritas pelas crianças para sorteio.

- Para marcar na cartela as palavras sorteadas as crianças poderão utilizar: botões, E.V.A., papel cartão colorido, tampa de garrafa etc.

- Quem completar primeiro a cartela é o vencedor. Deve-se continuar com o bingo até que a maioria das crianças consiga preencher sua cartela.

Prêmio: balas, pirulitos, lápis, etc.

5ªAtividade duração 20 minutos



Fazer um acróstico com a palavra BICICLETA, usando os nomes dos alunos da sua sala de aula (ou da escola, ou da família, ou amigos etc).



Ex:



Beatriz

Igor

Cristiane

Iris

Claudio

Letícia

Evelyn

Tatiane

Amanda



Obs.: Nesta atividade pode formar também novas palavras (variar o nível de dificuldade: palavras simples; brinquedos; animais; adjetivos)



6ª Atividade 30 minutos



Fazer uma cruzadinha a partir da palavra bicicleta com nomes de brinquedos



Ex:



1 3







2 5



4





6

Legenda:

1 – BICICLETA

2 – IOIO

3 – BONECA

4 – CARRINHO

5 – PIÃO

6 – PETECA

7 – BOLITA



7ªAtividade duração 20 minutos

Caça palavras

B I C I C L E T A

O T

A M I G A O P L Ç

C H I C L E T E B

B I C I C L E T A

P A R Q U E L P M

D S V E N T O L B

C O R P O U I B G

P E A L A R F V F

B I C I C L E T A



8ª Atividade duração 30 minutos

O professor poderá convidar um especialista para fazer uma palestra sobre o trânsito.

9ªAtividade duração 2 horas

O professor poderá convidar um especialista para fazer uma palestra sobre o transito

Após a vinda do especialista, será feita uma discussão com os alunos sobre a proposta da realização de um passeio ciclístico a ser realizado pela classe.

Definida a data, horário e local da reunião dos ciclistas serão discutidos as ações necessárias para a realização do passeio:

a) Produção de um ofício à direção da escola solicitando autorização e apoio para realização do evento;

b) Encaminhamento de ofício ao departamento de trânsito solicitando segurança, sinalização, policiamento e interdição das vias utilizadas;

c) Produção de um texto em que se registrem as regras a serem adotadas, entre elas: definição do trajeto; respeito com os participantes; perfil dos participantes (maiores de 7 anos, acompanhados dos pais e professores etc);

d) Elaboração de um convite aos pais e demais interessado;

f) O passeio bem como as demais ações realizadas, serão registrados através de fotos e filmagem e postados no blog da escola.

Avaliação
A avaliação deve ser processual e continua respeitando as limitações do educando.

Mapa conceitual

Trabalho do curso: Ensinando e aprendendo com as Tic
 Professora Formadora: Elenir Fanin